Preconceito

Você sabe o que a palavra preconceito significa? É o conceito prévio que é formado previamente, sobre algo ou alguém, sem se conhecer de fato aquela pessoa ou lugar, por exemplo. E o preconceito só acontece com negros, homossexuais e pobres? Não. Acontece com tudo aquilo que é diferente e foge de um padrão estabelecido. Se você é diferente saiba que sofrerá preconceito. E dói, dói muito. Dói principalmente por você não poder mudar sua essência para agradar aqueles que te julgam sem te conhecer e não conseguir malear tão petrificado pensamento. A mente pequena julga tudo que foge do seu padrão. E sem se dar ao trabalho de questionar, buscar entender e compreender que há pessoas e lugares diferentes, formam aquele pensamento e pronto.

Se você não se comporta como um candidato a vereador na corrida eleitoral onde quer que chegue, todos dizem que você é metido. Se você leva tempo para se adaptar a pessoas e lugares, você é metido. Se você não concorda com o modo, e o meio, que você vive porque não segue o que a massa é; você é metido. Você não pode ser educado, contido e pensar diferente porque isso quer dizer que você é besta e metido. Você não pode gostar de se vestir bem sem vulgaridade, estar em lugares confortáveis e conversas sem palavrões e em tom baixo porquê você é besta e metido; e jamais irá conviver sem problema com o oposto a isso.

Mas você sabia que é muito mais fácil uma pessoa ‘diferente’ conviver com pessoas ‘iguais’ do quê uma ‘igual’ com uma ‘diferente’? Porque quem é diferente consegue entender e aceitar muito mais do quê quem é igual a todos. Quem é igual forma seu padrão e é aquilo e ponto final. Não há abertura para ‘por quê?’, ‘quero entender’. Porque ‘porquês’ é coisa de criança de 5 anos e não há porquê de se buscar entender o que acontece; é aquilo e pronto.

Uma pessoa metida pode ser muito mais afetuosa do quê uma que se mostra abertamente e tem a mente fechada. Uma pessoa toda tatuada pode ser muito mais confiável do quê uma que não tem desenhos na pele, mas tem rasuras na sua alma. Um negro pode ser muito mais humano do quê um branco de olhos azuis que tem o coração trevoso. Um homossexual pode ser muito amigável do quê um hetero tem a alma depravada.

Porquê não é uma atitude contida, um desenho ou a cor da pele e opção sexual que define uma pessoa. Somos muito além disso. Somos mais. Muito mais.

6 comentários em “Preconceito

Adicione o seu

  1. Como a pessoa introvertida e super tímida que sou, me identifiquei muito com o teu texto! Por diversas vezes na vida fui considerada metida ou estranha por pessoas que não me conheciam. Com algumas delas consegui conversar e mudar essa primeira impressão, mas pra outras acho que era mais fácil me deixar de fora. Quando era mais nova ficava triste, hoje em dia penso que foi melhor: quero por perto só quem vem pra somar e não julga os outros baseado em pré conceitos! 🙂

    Muito bom teu texto, parabéns ^^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: