Tea time

friends and tea time _ Tea Party Ideas _ Pinterest

Sempre no final da tarde, quando chega alguma visita, depois do jantar, para uma colicazinha ou simplesmente para acalentar a alma: “um chazinho” é sempre a melhor escolha da minha mãe. E se hoje o hábito de tomar chá é sinônimo de elegância, este, para mim não passava de mais um hábito corriqueiro. Tão corriqueiro que nunca parei para prestar mais atenção.
Até que fui para o nutricionista (xero, Arthur!) e ele indicou alguns tipos de chá: Hibisco, verde, branco… Como me ajudaram (e continuam me ajudando rsss) a me livrar dos quilinhos extras, fiquei curiosa e fui pesquisar. Achei muita coisa interessante!
Então vem comigo nessa viagem pelo mundo, e pela história, para conhecermos melhor os benefícios e algumas curiosidades sobre o chá 😉
Tudo começou lá na China, muitos séculos atrás. O primeiro registro de uso do chá data do século III a.C. Mas foi no século VIII que foi feito o trado de Lu Yu, durante a dinastia Tang, que prova a origem do chá na China. Por volta do século IX chega ao Japão pelas mãos dos monges que levaram as sementes. Lá, os japoneses aprimoraram a forma de colher e preparar as ervas para se fazer o chá; e logo caiu no gosto da cultura japonesa. Tendo forte influência na cultura, arte, filosofia, poesia e religião.
No século XVII, graças ao comércio e aos holandeses, o chá foi introduzido no continente europeu. E os ingleses logo trataram de o comercializar. Esse por sua vez, se tornou popular rapidamente. E partindo dos países de colonização inglesa, o chá ganhou o mundo.
Hoje ganhou estatus de elegância com o chá das 5:00 com a rainha da Inglaterra. Mas a muito tempo é sinônimo de tradição, com um cerimonial complexo no Japão, onde as gueixas o fazem com maestria.

Ufa! o chá tem história, hein? E graças a toda essa tradição, o que não nos falta é opção para um bom chá. Por isso fiz meu Top 5 de chás e vou compartilhar com vocês:
#1 Chá verde
Esse foi o primeiro chá a se ter registro e é um dos melhores em todos os sentidos: Ajuda a reduzir o colesterol, aumenta a imunidade e acelera o metabolismo o que ajuda a emagrecer de forma saudável.
#2 Camomila
Excelente calmante! Ajuda na digestão, ameniza as cólicas menstruais e na TPM.
#3 Hibisco
Ótimo para quem tem hipertensão. E da mais vitalidade. Acelera o metabolismo.
#4 Erva doce
Uma delicia para tomar a noite e relaxar. Elimina gases. Além de ser calmante também.
#5 Chá branco
Feito da mesma planta do chá verde, só que um forma diferente, age da mesma forma. Porém, tem um sabor muito suave. Adoro! Rsss
E aí, vamos tomar um chá? It’s tea time…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: